“Nos últimos 12 anos, 11.11 demonstrou o tremendo poder de consumo dos chineses e ampliou os limites do setor de varejo global ”, disse Chris Tung, chefe Diretor de Marketing do Grupo Alibaba. “O Festival deste ano marca um novo capítulo para 11.11. Nós acreditamos que devemos alavancar o poder de 11.11 para encorajar o desenvolvimento sustentável e promover a inclusão para consumidores, comerciantes e parceiros em todo o nosso ecossistema. ”
Este ano marca o maior Festival até agora, com um recorde de 290.000 marcas participantes. O livestreaming será um mecanismo chave de engajamento do consumidor para marcas e comerciantes criar consciência e impulsionar as vendas.
O braço de logística da Alibaba, Cainiao Network, introduzirá a reciclagem de embalagens em 10.000
Estações Cainiao Post em 20 cidades para reduzir emissão carbono do Festival.
Com o aumento do uso de tecnologia verde, o Alibaba espera reduzir ainda mais o carbono emissão por pedido durante 11.11 deste ano.
O 11.11 em números:
80 voos fretados e 9 centros de distribuição automatizados para enviar pedidos
Em 2020, o número de pacotes recebidos e entregues pelos parceiros logísticos do AliExpress aumentou 100%. Em resposta a essas crescentes demandas, por meio da parceria com a Cainiao, cinco armazéns de seleção e nove centros de triagem automatizados foram estabelecidos na China para que os vendedores pré-estocassem seus produtos à venda no AliExpress. Isso reduziu significativamente o tempo de expedição, juntamente com a implementação de 80 voos fretados por semana para todo o mundo.
O AliExpress agora oferece 10 dias úteis de entrega para pedidos selecionados feitos na Espanha e na França e apenas 5 dias para compras de consumidores na Coreia do Sul. Para consumidores brasileiros, os pedidos feitos na plataforma AliExpress chegam no país em até 7 dias. Contando o prazo necessário para liberação na alfândega e logística doméstica, a entrega até a porta da casa do consumidor ocorre em até 15 dias nas principais regiões metropolitanas.
Desde 2020, o AliExpress e a Cainiao mantêm centros de distribuição e armazéns no exterior para aumentar a capacidade e a eficiência das redes logísticas além das fronteiras, tendência que será reforçada ao longo do próximo ano, com a atualização tecnológica dos armazéns fora da China.
Para atender à “última milha” uma rede de mais de 20 mil pontos de serviço de auto-coleta foi lançada na Espanha, França, Polônia e Rússia, combinando lockers do AliExpress, alimentados e operados pela Cainiao, e pontos de coleta administrados por parceiros locais. Esses lockers oferecem uma experiência de compra fluida para os consumidores, que podem pegar livre e rapidamente seus pedidos do AliExpress, tratando-se de uma solução prática que oferece mais flexibilidade e segurança. Os lockers ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro.
Além das questões logísticas, o marketplace também irá alocar mais recursos para apoiar seu plano de negócios, que possui, como elemento chave, recrutar mais comerciantes locais para a plataforma, melhorar a rede de armazéns no exterior e armários de auto coleta para elevar a qualidade da experiência do cliente. O Brasil é o único país das Américas em que o AliExpress já opera com vendedores locais, permitindo que se cadastrem no marketplace e acessem milhões de usuários brasileiros que usam a plataforma para fazer compras.
De acordo com Wang Mingqian, gerente-geral do AliExpress, as melhorias logísticas foram implementadas para atender a demanda excepcional do 11.11, mas serão mantidas após o festival. “Nossos clientes internacionais estão demandando um tempo eficiente de entrega e por meio do uso de novas tecnologias e parcerias estratégicas com empresas de logística, como a Cainiao, atingimos um patamar de eficiência incrível para mercados como o Brasil e a Europa”, afirma Mingqian.
Para mais detalhes sobre a promoção do 11.11, acesse esta página.
Fonte: Aliexpress