À medida que os smartphones continuam evoluindo, o mesmo acontece com as diferentes maneiras de mantê-los carregados. Os cabos se tornaram parte importante nessa jornada, e um número cada vez maior de marcas e modelos surgem no mercado. De vários tamanhos, cores e conectores, as vezes é bem complexo definir qual é o melhor modelo. Para tal, você deve começar entendendo qual é o modelo do seu telefone para começar a definir qual é o tipo de cabo que você precisa.
Como já é conhecido, basicamente os smartphones se distinguem em dois grandes grupos: O iPhone da Apple com sua conexão lightning (que é um padrão exclusivo da Marca) e smartphones Android, como os da Samsung, Huawei, Xiaomi, Google, Oppo, Oneplus etc. Neste último, existe uma variedade de padrões de conexões para carregamento, desde as mais antigas mini e micro USB, passando para os mais recentes padrões USB-C. Existiram algumas pressões internacionais para que a Apple abandonasse o padrão de carregamento Lightining em prol de novos carregadores USB-C, que passaria a ser adotado como padrão nas conexões de smartphones, proposta essa que nunca foi bem recebida por parte da empresa, que continua a produzir smartphones com conexão lightning em seus aparelhos.
Enfim, como não é possível ter um padrão, faz-se necessário uma distinção clara entre cabos de carregamento entre dispositivos. Caso vocês esteja em qualquer um dos lados (Android ou IOS), precisará de cabos específicos e de boa qualidade, a fim de permitir que o seu dispositivo seja carregado de forma satisfatória. Abaixo, preparamos um guia com alguns tipos e modelos de cabos de carregamento para vocês.
Como o cabo USB afeta a velocidade de carregamento?
O carregamento rápido é um elemento cada vez mais popular dentre os smartphones, permitindo que a bateria de um gadget seja carregada completamente em poucos minutos. Muitas pessoas atribuem somente ao carregador a responsabilidade por alcançar a potência necessária para carregar um dispositivo, mas ele não é o único fator determinante. O cabo USB também tem impacto na velocidade de carregamento, pois serve como intermediário responsável por conectar o telefone e ao carregador, transmitindo assim a corrente necessária e exigida pelo celular ou gadget durante o processo de carregamento.
Didaticamente, podemos comparar um cabo USB com uma mangueira de água, um carregador seria uma torneira e a bateria do telefone, um balde. Imagine que este balde (bateria) esteja vazio. Com a torneira (carregador) com sua capacidade operacional máxima, cabe a mangueira (cabo) realizar o transporte de água da torneira até o balde. Logo, caso a mangueira não tenha capacidade suficiente de transporte, de nada adiantará mandar toda a quantidade de água para o balde. Ele continuará a encher lentamente e, por conta da pressão excessiva, a mangueira inclusive pode vir a romper.
Portanto, podemos afirmar sim que o cabo USB é um dos responsáveis por permitir que seu dispositivo seja carregado com a máxima potência possível enviada pelo carregador ao aparelho celular. Existem várias características presentes no cabo USB que podem afetar a velocidade de carregamento, incluindo o comprimento, a bitola (espessura) do fio interno e a qualidade dos materiais utilizados.
Como o cabo USB é responsável por conduzir uma corrente, ele passa oferecer alguma resistência ao transporte de energia, dissipando-a através do calor. Uma maneira de reduzir a resistência está, portanto, na alteração de elementos como o comprimento e a bitola (espessura/área da seção transversal) do fio interno deste cabo. Levando em consideração uma bitola do fio constante, o menor comprimento sempre permitirá uma menor resistência e por consequência, que o cabo dissipe menos energia. O oposto também ocorre, isto é, a resistência é superior quando, o cabo possui maior comprimento.
Outro ponto a se considerar é o comprimento do cabo. Em geral, se todos os outros fatores forem mantidos constantes, quanto maior o cabo, maior o tempo de carregamento. De maneira análoga, quanto mais curto o cabo, menor o tempo de carregamento e, portanto, mais rápida a velocidade de carregamento. Por essa razão, é comum que as fabricantes não indiquem cabos superiores à 2 metros quando se deseja utilizar carregamento rápido.
Obviamente, a qualidade do cabo USB também afeta a velocidade de carregamento. Cabos de má qualidade, em sua maioria, possuem, comparativamente, uma quantidade muito inferior de cobre na composição de sua malha interna. E o que isso significa? A ausência ou a diminuição da quantidade de cobre nestes cabos prejudica a condutividade elétrica, aumentando sensivelmente a dissipação de energia. Este aumento provoca perda de eficiência na recarga do dispositivo e, muita das vezes, superaquecimento do cabo, provocado pelo excesso de calor dissipado em decorrência da baixa qualidade da fiação interna utilizada. Em casos extremos pode haver rompimento da malha interna por calor, inutilizando o cabo e em alguns casos provocando dano ao smartphone ou gadget que está sendo carregado.
Os cabos Micro USB no mercado atual geralmente suportam até 3A, enquanto os cabos padrão USB Type-C podem transmitir de 3A até correntes superiores a 10A. Como o carregamento rápido passou a ser funcionalidade presente em quase todos os principais telefones celulares, a maioria dos cabos USB no mercado atual vem com padrões de carregamento rápido e ou suportam carregamento rápido, tendo correntes muito superiores as correntes vistas no padrão anterior Micro USB. De posse destas informações, listaremos a seguir alguns padrões de carregamento para dispositivos Androids e IOS.
Cabos de carregamento do iPhone
Como já visto anteriormente, a Apple utiliza o padrão de conexão lightning para conectar e carregar seus dispositivos. Deste modo, dois são os tipos de cabos principais para USB-A para lightning e USB-C para lightning. Para ambos os cabos, uma extremidade que entra no seu iPhone é a interface lightning. A outra extremidade — USB-A ou USB-C — determina se o cabo é de carregamento rápido ou padrão.
O cabo USB-A para lightning é o cabo padrão fornecido com o iPhone desde 2012 com o lançamento do iPhone 5. Em geral, este cabo é acompanhado de um carregador USB-A 5W padrão até o iPhone 12. Já nas versões Pro, a Apple passou a embarcar cabos Tipo C para lightning, que se conectam as carregadores de 18W também fornecidos pela empresa junto com seus aparelhos.
USB-A para lightning
A Apple ainda vende o cabo USB-A para Lightning em seu site por R$ 219 . Este cabo pode carregar qualquer iPhone desde o iPhone 5 até o modelo mais recente, o iPhone 13. Mas você pode obter melhores ofertas com alternativas certificadas por MFI de terceiros, de marcas famosas como Blitzwolf, Baseus, Ugreen, etc.. Todas vendidas em marketplaces online como Aliexpress e Shopee.
USB-C para Lightning
O cabo USB-C para lightning traz carregamento mais rápido graças ao padrão USB-C mais recente. O USB-C é uma porta ou interface oval que se tornou interface padrão da maioria dos smartphones, que vem cada vez mais preterido o conector maior do tipo USB-A. O cabo com padrão Tipo C, em conjunto com um carregador rápido, consegue fornecer até 20W de potência aos Iphones mais recentes, reduzindo assim consideravelmente o tempo de carregamento.
[affegg id=30]
Cabos de carregamento do Android
Os telefones com Android incluem Google Pixel, Samsung, Xiaomi, Redmi, Oppo, Oneplus, Realme, Infinix, Nokia, entre outras marcas e utilizam de soluções baseadas em portas USB para conectar e carregar seus dispositivos. No passado, a porta Micro USB era majoritária. O padrão micro USB ainda resiste até hoje, e tem como principal desvantagem o encaixe somente em uma única posição. Hoje, o USB Tipo C ou USB-C está substituindo rapidamente a porta Micro USB trazendo vários benefícios, como conexão reversível, transferência de dados mais veloz e taxas de carregamento mais rápidas.
Cabos USB-A para Micro USB
O cabo USB-A para Micro USB é o cabo mais onipresente não apenas para carregar telefones Android mais antigos, mas a maioria das coisas alimentadas por USB, como câmeras de segurança inteligentes, PowerBanks, alto-falantes sem fio, fones de ouvido,etc. Normalmente, esses cabos juntamente com um carregador de parede USB padrão complementar, empurra 5-10W de potência. No entanto, os cabos USB-A para Micro USB de carregamento rápido suportam entre 2-3A e podem enviar até 18W com um carregador Quick Charge 3.0.
[affegg id=31]
Cabos USB-A para USB-C
Aqui está provavelmente o novo padrão popular de conexões em dispositivos Android: o cabo USB-A para USB-C . A maioria dos telefones com Android lançados nos últimos dois anos tem uma porta USB-C em vez de Micro-USB. Atualmente, até fones de ouvido Bluetooth, alto-falantes, fones de ouvido TWS e tablets estão mudando para a porta USB-C. Em conjunto com um carregador Quick Charge 3.0, você pode obter até 36W de potência utilizando este cabo.
[affegg id=35]
Cabos USB-C para USB-C
O mais promissor e cada vez mais comum quando se aborda carregamento com velocidade ultrarrápida , no entanto, é o cabo USB-C para USB-C . Este cabo é fornecido principalmente com os principais dispositivos premium com carregamentos acima de 60W, cujo carregador geralmente traz uma conexão compatível com USB-C Power Delivery 3.0 . O USB-PD é capaz de fornecer até 240W com a atualização mais recente. Em geral, um conjunto carregador e cabo normalmente são capazes de entregar entre 45-120W . O Oneplus 9, por exemplo, traz consigo um cabo USB-C para USB-C e um carregador de 65W, que permite carregador completamente sua bateria em cerca de meia hora. O mais recente Mi 12 Pro da Xiaomi suporta até 120W de carregamento, concluindo a mesma tarefa em apenas 17 minutos.
Abaixo, algumas indicações de cabos type-C:
[affegg id=42]